Marcadores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ABDA - Bisc8 13/02/2012 (Viktor conhece Kara)

RPG narrado por mim (Cairo) no sistema ABDA, baseado no livro A Batalha do Apocalipse (E adaptado a um cenário criado por mim). Outros LOGs serão postados em breve com a continuação da história de Viktor e de outros jogadores da mesa.


                 <Cairo> Depois de alguns dias de treinamento e viagem, Você já acostumou-se aos hábitos de seu parceiro. Desde os mais comuns, como os alimentares, aos mais bizarros como a petrificação do corpo ao toque dos raios solares.
[12:54] <Cairo> Como sua natureza celeste te livra da necessidade do sono, tão comum quando era um mortal, você tem bastante tempo para si
[12:55] <Cairo> A viagem dura mais do que deveria por só poderem fazê-la a noite.
[12:56] <Cairo> Mas quem tem pressa quando se vive eternamente?
[12:56] <Cairo> Nesse momento é noite.
[12:56] <Cairo> por volta das 4:00 da madrugada
[12:56] <Bisc8> "Apesar da companhia, ainda sinto desprezo pelo ser que se julga no direito de impor a força sobre os avorais, meus companheiros mais apreciados"
[12:57] <Cairo> vocês dois sobrevoam um descampado coberto por uma tapeçaria de neve.
[12:57] <Cairo> Montanhas cercam a vista e coníferas dão cor àquele deserto branco
[12:58] <Cairo>
[12:59] <Cairo> Apesar da aparência carrancuda, Grotor não parece carregar a maldade que teoricamente transborda dos demônios.
[12:59] <Bisc8> --Sempre neve, não vejo a hora de sentir o calor do sol, em vez desse frio que já me matou uma vez
[13:00] <Cairo> O fato de deixar-se petrificar em sua presença é uma forma de mostrar confiança
[13:00] <Cairo> talvez confiando mais em sua natureza que em sua pessoa
[13:01] <Cairo> Grotor olha para você pensativo...
[13:01] <Bisc8> "Para mim, essa atitude mais demonstra autoconfiança e talvez esteja me subestimando..."
[13:01] <Cairo> --Estamos perto de nosso destino assim como o sol está perto de surgir.
[13:01] <Cairo> --Acredito que terá que seguir sem mim
[13:01] <Cairo> --Por enquanto.
[13:02] <Cairo> --Não te falei ainda, não pensei que fosse ser necessário...mas precisamos falar com alguém.
[13:03] <Cairo> --Vértices não são fáceis de ser encontrados hoje em dia. E nem mesmo sei onde um possa estar.
[13:03] <Cairo> --Apesar de ter dito que sabia...devia ter especificado que só sabia quem poderia saber.
[13:03] <Bisc8> -- Então não estamos indo em direção a um vértice, mas em direção a uma pessoa?
[13:03] <Cairo> --Sim.
[13:04] <Cairo> --Alguém que poderá nos ajudar.
[13:04] <Cairo> --Estava contando com você para isso. Minha natureza não passa tanta confiança quanto a sua.
[13:05] <Bisc8> -- Quem é, afinal de contas?
[13:05] <Cairo> --Alguém que veio do lado de lá.
[13:06] <Bisc8> -- Quem?
[13:06] <Cairo> --Bem...não sei muita coisa. Só sei que é um ser que veio de um lugar bem mais longe que o plano Etéreo. O Reino das fadas.
[13:07] <Bisc8> -- Ele vai me pedir alguma coisa em troca da informação, tenho certeza disso...
[13:08] <Bisc8> -- e eu não tenho muito com que barganhar
[13:09] <Cairo> --Você é um celestial! Conseguirá resolver esse pequeno problema. Caso não consiga, espere anoitecer e eu mesmo irei resolver.
[13:09] <Bisc8> -- Como sabe onde ele se encontra?
[13:11] <Cairo> --Alguns espíritos menores nos são fiéis, e me alertaram da existência de ser assim a algum tempo. Me confirmaram recentemente onde poderia encontrá-lo quando fui procurar por eles naquele dia em que você chegou ao nosso acampamento.
[13:12] <Bisc8> -- Quando amanhecer, você irá petrificar-se, e eu seguirei em frente...
[13:12] <Bisc8> -- mas não estou certo de que poderei encontrá-lo sozinho.
[13:13] <Cairo> --Estamos bem perto. Te indicarei o caminho antes dos primeiros raios de Sol.
[13:13] <Bisc8> -- Qual o nível de poder dessa fada?
[13:14] <Cairo> --Não sei...mas sei que ela não iria querer problemas com alguém que teoricamente faz parte do mais poderoso exército conhecido por todos os cantos do universo.
[13:15] <Bisc8> -- Ah, então pode ser que eu precise recorrer a ameaçá-la com o poder dos anjos que eu nem mesmo conheço! Não é tipo de coisa que eu aprecie.
[13:16] <Cairo> *Grotor olha para você com um olhar de preocupação.
[13:16] <Cairo> --Você vai conseguir...
[13:16] <Cairo> Vocês pousam um tempo depois.
[13:17] <Cairo> Grotor examina o céu.
[13:17] <Cairo> E olha para você.
[13:17] <Cairo> --Além daquelas montanhas você encontrará uma árvore que não existe na Haled.
[13:17] <Cairo> --É lá que a criatura vive.
[13:18] <Bisc8> -- Como ela é?
[13:19] <Cairo> --A árvore é diferente de todas as outras por aqui...você a reconhecerá mesmo com um golpe simples de vista.
[13:19] <Cairo> E com essas palavras
[13:19] <Cairo> Grotor é banhado de luz
[13:19] <Cairo> e Torna-se rijo como rocha
[13:19] <Bisc8> -- Eu estava falando da criat.. ura... deixa pra lá.
[13:20] <Cairo> Ainda com uma expressão de preocupação no rosto. Agora congelada pelas próximas 12 horas.
[13:20] <Bisc8> * Levanto voo em direção as montanhas e além.
[13:23] <Cairo> Você voa, sozinho como é de costumo quando o dia está claro. Normalmente você descansaria da longa viagem noturna, mas talvez a ansiedade não te desse bons sonhos.
[13:23] <Cairo> O vento frio, aguçado pela velocidade imprimida no voo, sopra sua face causando-lhe desconforto.
[13:24] <Cairo> Mas a noite fora pior.
[13:24] <Cairo> O sol, inimigo de seu parceiro, é um aliado para você nesse clima frio.
[13:24] <Cairo> As montanhas começam a revelar seus detalhes com a proximidade.
[13:24] <Cairo> Nada que já não tenha visto antes
[13:25] <Cairo> mas ainda sim, suficiente para encantá-lo
[13:25] <Bisc8> "Como ex-alpinista e aventureiro, montanhas sempre me trazem boas lembranças."
[13:25] <Cairo> Em questão de meia hora, as montanhas só podem ser vistas agora por cima do ombro.
[13:26] <Cairo> E pouco tempo a mais você começa a sentir instintivamente onde deve ir.
[13:26] <Cairo> E, de fato, a árvore lhe saltou a vista quando surgiu.
[13:27] <Cairo> Diferente de tudo que viu, tão bela quanto estranha
[13:27] <Cairo> De galhos vivos
[13:27] <Cairo> e cerne firme
[13:28] <Cairo> A planta, por assim dizer, parece simplesmente viver da própria essência do universo sorvida por suas raízes flutuantes.
[13:28] <Cairo> Conta o céu da manhã, ela parece revelar o que existem além das nuvens como em uma noite sem nuvens
[13:29] <Cairo> E no meio do céu parece firmar residência
[13:29] <Cairo>
[13:31] <Bisc8> *antes de me aproximar da árvore, pouso em terra firme
[13:32] <Bisc8> "minha ingenuidade como anjo recém desperto não é tao grande que me leve algo desse tipo sem conselhos"
[13:32] <Bisc8> *Ao pousar, inicio a convocação do Elemental da Terra
[13:34] <Cairo> O chão treme e da neve Brotam rochas e terra. Começam a tomar forma. Um ser conhecido surge em sua frente. Sem feições, mas com presença marcante.
[13:34] <Cairo> Kadash ao seu dispor.
[13:34] <Bisc8> -- Bem vindo de novo a essas terras, nobre Kadash.
[13:35] <Bisc8> -- Dessa vez busco seu conselho, ao invés de sua força.
[13:35] <Cairo> --Bom ser necessário em um momento que não me acarretará nenhum dano.
[13:36] <Cairo> --No entanto jovem Celestial...começo a me perguntar quando irá se preocupar em fazer algo por mim...
[13:37] <Bisc8> -- Sim.. acho que estou pedindo demais. Me desculpe por não oferecer-lhe algo, minha falta de conhecimento nesses assuntos ainda pode ser notada de longe.
[13:37] <Bisc8> -- Mas estou me esforçando para aprender, inclusive tenho um tutor Gárgula no momento.
[13:38] <Cairo>
[13:38] <Cairo> --Ora...não se aflija. Conselhos eu posso dar de graça, Mas gostaria de aproveitar para pedir-lhe algo antes de invocar de novo...
[13:39] <Bisc8> -- Será bom poder retribuir os favores.
[13:39] <Cairo> --Sei que nesse mundo, existe a mesma matéria que compõe o meu. Então, talvez seja mais fácil achar por aqui o que é difícil por lá.
[13:40] <Cairo> --Me agradaria se me aguardasse da próxima vez com algumas das chamadas pedras preciosas do seu mundo...
[13:41] <Cairo> --Valeriam todo esforço que já fiz por você e mais.
[13:41] <Bisc8> -- Considere feito.
[13:42] <Cairo> *O elemental emite um som parecido com o deslizar de rochas. Pela convivência,você deduz que é uma gargalhada.
[13:43] <Cairo> --Muito bom Viktor, você muito me agrada. Em que posso lhe ser útil?
[13:43] <Bisc8> -- Hhauhauahua
[13:43] <Bisc8> -- Uff... podes ver aquela árvore astral lá no alto
[13:43] <Cairo> *Kadash parece observar o céu
[13:44] <Cairo> --Percebo
[13:44] <Cairo> .
[13:45] <Bisc8> -- Aparentemente há um ser vivendo lá, porém não sei nada sobre tal ser, a não ser que vem do Reino das Fadas...
[13:45] <Bisc8> -- minha missão é descobrir um informação que esse ser possui... mas precisamente, a localização de um vértice...
[13:45] <Bisc8> -- no entanto, não estou seguro de ir até lá sem saber mais nada além disso.
[13:46] <Cairo> --Entendo...
[13:47] <Cairo> --Muito precavido...Seres desse reino tendem a ser traiçoeiros...porém não poderosos.
[13:47] <Cairo> --Infelizmente não poderei ajudá-lo indo até lá. Não poderia voar nem com 4 dessas que você tem aí atrás.
[13:48] <Cairo> --Talvez...se você demonstrar que não veio para ferir você seja bem acolhido, mas fique sempre atento.
[13:48] <Cairo> --Geralmente são traiçoeiros como já disse.
[13:49] <Bisc8> -- Entendi. Você sabe de algo que esses seres possam apreciar
[13:49] <Bisc8> -- ... além da minha aura celestial
[13:50] <Bisc8> -- Estou cansando de espíritos pedindo sempre a mesma coisa!
[13:50] <Cairo> --Acredito que eu não deva arriscar...existem todo tipo de criatura naquele plano e o que agrada a um, pode desagradar a outro.
[13:50] <Cairo> --E acho que sua aura não será de agrado.
[13:51] <Cairo> --Seres desse plano usam um tipo de energia diferente pelo que sei.
[13:51] <Bisc8> -- Eis uma informação nova...
[13:51] <Bisc8> -- Por precaução, poderias esperar aqui enquanto eu vou até lá?
[13:52] <Bisc8> -- Acho que não irá demorar.
[13:52] <Cairo> --Sim...esperarei.
[13:53] <Cairo> Kadash se acomoda e apenas um olhar treinado poderia diferenciá-lo de uma rocha comum agora.
[13:54] <Bisc8> -- Hora de encarar a traiçoeira criatura.
[13:54] <Bisc8> * Corro e salto, levantando voo
[13:55] <Bisc8> * Me aproximo da árvore, passo por ela, e dou umas voltas por cima da copa, procurando ver algo
[13:56] <Cairo> Testa Percepção + Prontidão
[13:56] Bisc8 rolou 1d20 + 8= 14 {[6] + 8}
[13:58] <Cairo> Você não percebe nada além dos galhos dançantes da árvore. Talvez um aproximação facilite e exame.
[13:59] <Bisc8> * voo um pouco mais proximo, olhando com mais cuidado
[13:59] <Cairo> refaz o teste.
[13:59] Bisc8 rolou 1d20 + 8= 17 {[9] + 8}
[13:59] <Cairo> Ao aproximar-se você sente uma energia aquecer-lhe.
[14:00] <Cairo> os galhos começam a tender para sua direção
[14:00] <Cairo> lentamente...
[14:01] <Cairo> você visualiza com cuidado e percebe que a tez transparente não prevalece em toda a árvore. Na verdade, algo amarelado e um tanto mais sólido encontra-se entre os galhos
[14:01] <Bisc8> -- DESCULPE A INTROMISSÃO, SOU UM CELESTIAL E VENHO EM PAZ... GOSTARIA DE TER COM VOCÊ...
[14:01] <Cairo> Com um olhar mais atento você percebe uma espécie de colmeia
[14:02] <Cairo> Grande o suficiente para acolher uma família de ursos, mas pequena se comparada a totalidade da árvore
[14:02] <Bisc8> *falo com confiança, como se pudesse ver a criatura que imagino que está escondida por lá
[14:03] <Cairo> Você escuta um barulho que lembra os sinos de vento que eram pendurados na bandeira da porta de sua antiga casa
[14:03] <Cairo> O silêncio prevalece por um instante até que você ouve uma voz em resposta.
[14:04] <Cairo> Um voz de mulher, macia, doce e encantadora...
[14:04] <Cairo> --Aproxime-se e mostre-se Celestial...
[14:05] <Bisc8> -- Pode me chamar de Viktor, da casta dos Ishim...
[14:05] <Cairo> Pequenas borboletas de luz saem de buracos na colmeia e começam a voar ao seu redor
[14:07] <Bisc8> * me aproximo um pouco mais da árvore, atento
[14:07] <Cairo> --Você é bem vindo em minha casa Viktor da casta dos Ishin...entre, e venha ter comigo...
[14:07] <Cairo> A medida que você se aproxima, os galhos menores da árvore tentam tocá-lo
[14:07] <Cairo> e ao fazê-lo ele é macio e gelado
[14:08] <Cairo> como se estivesse sendo massageado por algas.
[14:08] <Cairo> as borboletas de luz continuam a rodeá-lo
[14:08] <Bisc8> *não me aproximo mais até sentir que os galhos são inofensivos
[14:08] <Cairo> Eles parecem ser...no momento.
[14:08] <Bisc8> -- Será um prazer entrar, mas onde exatamente??
[14:09] <Cairo> E uma porta se abre como uma fenda na colmeia
[14:09] <Cairo> como resposta
[14:09] <Cairo> e para lá, as borboletas de luz voam
[14:09] <Bisc8> *ainda relutante, dou uma olhada lá pra baixo, para Kadash
[14:10] <Cairo> Um cheiro agradável sobe e preenche seus pulmões.
[14:10] <Cairo> Kadash permanece imóvel. Como uma rocha qualquer.
[14:11] <Bisc8> * me aproximo da fenda na colmeia, entre os galhos, mas não entro ainda, tento ver o que há lá dentro.
[14:13] <Cairo> Aguçando a vista, você consegue distinguir que o interior é bem diferente do que você imaginava. Grama reveste parte das paredes e cogumelos crescem a vontade. As borboletas de luz iluminam o ambiente e dentro dele você distingue uma silhueta que se aproxima ao percebê-lo
[14:14] <Bisc8> -- Sempre recebe visitas com tanta cortesia? Ou é um privilégio por ser um anjo?
[14:14] <Cairo> É uma mulher, ou fada se você estiver buscando uma palavra no vocabulário mortal.
[14:15] <Cairo> Livre do pudor, cabelos lisos e escuros. Orelhas pontudas e asas translúcidas e frágeis.
[14:15] <Cairo>
[14:16] <Cairo> --Eu não recebo visitas. Você é o primeiro em décadas Anjo.
[14:16] <Cairo> *Ela te olha com o olhar fatal de seus olhos amendoados.
[14:17] <Cairo> Sedutora, ela se aproxima para a luz.
[14:17] <Cairo> --Parece que você sabia o que ia encontrar aqui...
[14:17] <Bisc8> *Me seguro nas paredes da fenda e adentro.
[14:18] <Cairo> A penumbra te cobre...
[14:18] <Bisc8> -- Não sabia, o que encontraria, para ser sincero, mas sabia que encontraria.
[14:19] <Cairo> * Ela sorri maliciosamente...
[14:19] <Bisc8> -- Algumas espíritos foram corteses ao indicá-la.
[14:20] <Cairo> --Indicar? Acha que posso ajudá-lo então...
[14:20] <Cairo> --O que um Celestial pode querer com um simples espirito como eu?
[14:20] <Cairo> *E te olha de cabeça baixa e sorriso doce
[14:21] <Bisc8> -- Estou viajando. E busco um atalho. talvez você saiba onde eu posso encontrar.
[14:21] <Cairo> --Minha época de viagens acabou a muito tempo. Não conheço o seu mundo melhor que você.
[14:22] <Bisc8> -- É uma viagem entre mundos.
[14:22] <Cairo> As borboletas de luz agora fazem voos atrás dela.
[14:22] <Cairo> *Ela te olha como se esperasse que você fosse continuar
[14:24] <Bisc8> -- Busco um local para ir para o plano astral, ouvi dizer que você pode saber onde encontrar um vértice!
[14:25] <Cairo> --Um Vértice? Claro! Dessa forma lhe posso ser útil e isso muito me agrada. Sei sim onde pode encontrá-lo pois a muito tempo venho tentando alcançá-lo
[14:26] <Cairo> --Foi por ele que vim.
[14:26] <Cairo> --Mas ele foi clamado por um ser conhecido como o homem de neve.
[14:26] <Cairo> --E nada pude fazer senão esperar o dia em que ele não mais guardasse a passagem.
[14:27] <Bisc8> -- Podemos ir até lá negociar com ele.
[14:27] <Cairo> *Ela fala devagar e de forma mansa.
[14:27] <Cairo> --Não existe nada que o homem de neve possa desejar mais do que o que ele já tem.
[14:28] <Cairo> --Ele precisa ser destruído!
[14:28] <Bisc8> -- Podemos apenas pedir passagem.
[14:28] <Cairo> *E ao falar isso ela parece revelar ódio!
[14:29] <Cairo> *um tanto irritada ela responde:
[14:29] <Cairo> --Ele não permitirá! A não ser que sua aura seja tão suja quanto a dele!
[14:29] <Cairo> --E vejo que não é, pois se fosse, não teria atravessado pelos galhos dessa árvore...
[14:30] <Bisc8> -- O que os galhos fariam, se minha ura fosse suja?
[14:30] <Cairo> --Você pode deduzir...
[14:31] <Cairo> --E que tal se antes de pensar em negociar com o homem de neve, você pensasse em negociar comigo?
[14:32] <Bisc8> -- Se a aura dele é suja, o destruirei. Tenho um aliado de valia. Apenas me mostre o caminho.
[14:32] <Cairo> --Mostrarei, se me levar contigo.
[14:33] <Bisc8> -- Que assim seja, mas devo precavê-la quanto a meu aliado. Ele não é um celestial como eu.
[14:34] <Cairo> --Isso só prova que você deve ser confiável. Pois também não sou uma celestial e viajarei com você.
[14:34] <Bisc8> -- É meu sobrenome!
[14:34] <Bisc8> :)
[14:35] <Cairo> --A muito tempo desejo voltar ao meu plano. Porém, devo dizer que andar por aí pelo seu é deveras perigoso. Mesmos os celestiais tendem a destruir espíritos como eu simplesmente por sermos..."pagãos"
[14:35] <Cairo> --Sua companhia seria muito útil.
[14:35] <Bisc8> -- Isso é lastimável.
[14:36] <Cairo> --E atravessarei para o plano etéreo com você, se puder me proteger, pois somente lá, poderei saltar para o reino das fadas.
[14:36] <Bisc8> -- Sua companhia é agradável e bem vinda. Quer ir agora?
[14:37] <Cairo> --Irei quando quiseres, pois sempre esperei por alguém como você. E poderei esperar mais se assim tu desejares.
[14:38] <Bisc8> -- Por mais que a eternidade esteja a minha frente, não desejo esperar.
[14:38] <Cairo> Ela é bela. Além da beleza natural, ela exala sedução e estase como mágica e uma vida como homem mortal te deixou fraco para resistir os prazeres da carne...
[14:39] <Cairo> Ela levantasse e anda em direção a porta que você bloqueia com o corpo
[14:39] <Cairo> *Levanta-se
[14:39] <Cairo> E espera a sua iniciativa de abrir caminho
[14:40] <Bisc8> *permaneço imóvel pelo êxtase momentâneo
[14:40] <Bisc8> *olhando no fundo dos olhos da fada, admirado
[14:41] <Bisc8> *balanço a cabeça e me viro
[14:41] <Cairo> --Selemos nosso acordo com um beijo então.
[14:41] <Cairo> E permanece fixa a um palmo de ti.
[14:41] <Cairo> trocando o olhar dos teus olhos para tua boca, e da boca para os olhos
[14:42] <Bisc8> -- Isso é comum entre as fadas? Para mim seria mais natural um aperto de mão.
[14:43] <Cairo> Ela te beija
[14:43] <Cairo> Calorosamente
[14:43] <Bisc8> "tento me lembrar das palavras de Kadash, que elas são traiçoeiras
[14:43] <Cairo> Faz um teste de Força de vontade se tu quiser resistir a sedução
[14:44] <Bisc8> ... e tento me afastar"
[14:44] Bisc8 rolou 1d20 + 4= 24 {[20] + 4}
[14:45] <Cairo> Beleza, tu ficou seduzido apenas como um homem é seduzido por uma mulher gata desse jeito.
[14:45] <Cairo> e consegue se afastar de boa
[14:45] <Cairo> Ela parece contrariada.
[14:45] <Bisc8> *pulo
[14:45] <Cairo> E sai pela "porta", alçando voo.
[14:45] <Bisc8> * voo em direção ao Kadash
[14:46] <Cairo> Ela prostra-se em frente a árvore e começa a cantar.
[14:46] <Cairo> Como uma Sirem das lendas gregas
[14:47] <Cairo> A árvore começa a se desfazer em pequenas partículas de luz
[14:47] <Cairo> e em poucos minutos toda a existência dela é aparentemente banida
[14:47] <Cairo> só então, a fada desce para ter contigo
[14:47] <Cairo> --Sou Kara.
[14:47] <Cairo> --Onde está seu parceiro?
[14:48] <Bisc8> -- Do outro lado daquelas montanhas.
[14:48] <Cairo> *olha olha para onde você aponta
[14:48] <Cairo> *Ela olha para onde você aponta
[14:49] <Bisc8> -- Obrigado nobre amigo, partirei agora em segurança, agradeço pela ajuda.
[14:49] <Cairo> Ela parece confusa
[14:49] <Cairo> Kadash levanta-se assustando Kara
[14:49] <Cairo> E desmorona em um monte de terra e pedras.
[14:50] <Bisc8> -- Você vai perceber que pedras sempre estão no meu caminho.
[14:50] <Bisc8> -- Vamos encontrar Grotor agora, Kara.
[14:51] <Cairo> --Se você prometer me proteger e me levar até onde preciso ir celestial, posso te dar muito mais que uma informação.
[14:52] <Bisc8> -- Posso te proteger até o Vértice, de lá em diante, devo seguir outro caminho.
[14:52] <Cairo> --Entenda que voltar para meu lugar é o que me é mais caro. Confio na palavra de um Celeste, e se tu te comprometeres me terá como uma fiel serva ao invés de uma casual aliada.
[14:53] <Cairo> -- E o faria com prazer
[14:54] <Bisc8> -- O farei, com prazer também. Estou em companhia não muito agradável por tempo demasiado.
[14:54] <Cairo> --Então comande me senhor.
[14:54] <Cairo> E se põe em uma posição de cavaleiro.
[14:54] <Cairo> E se põe em uma posição de cavaleiro....sexy
[14:54] <Cairo> hehe
[14:54] <Bisc8> --An... primeiro...
[14:55] <Bisc8> -- ... vamos voar em direção as montanhas
[14:55] <Cairo> --Como desejar.
[14:55] <Cairo> E alça voo
[15:04] Bisc8 (Bisc8) acabou de sair

Um comentário:

  1. Ei mah, editei meu nome para Bisc8. Essa é minha identidade virtual mah...
    Ei, ficou muito massa hein... parabéns pra nós.

    ResponderExcluir