Marcadores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cenário: Ninjas

Este é um cenário ainda em formação, mas com algumas bases já sólidas, que nos proporcionou e ainda proporciona bastante diversão.

Gostaria de dizer, antes de mais nada, que as referências para este cenário são (e nenhuma outra mais, acreditem): Basislik, Ninja Scroll, Afro Samurai (animes), O Último Samurai, Ninja Assassino (filmes) e Samurai Shodown (jogo de luta do Super Nitendo).

O cenário é um universo paralelo inspirado na cultura japonesa, com alguns toques de outras culturas orientais e algumas pitadas do ocidente.

Inicialmente o cenário era uma ilha imperialista. O imperador tinha o direito hereditário de governar o país e sua autoridade era inquestionável. Pela cultura, a chegada dos herdeiros ao trono é uma dádiva divina e deve ser respeitada acima de tudo.

Servindo ao Imperador estavam os guerreiros de elite chamados de Samurais. Com bases sólidas de ética, lealdade e honra. Estes eram os únicos com direito de carregar as espadas katana e wakisashi, homens seguidores do Bushido, o código Samurai. Outros guerreiros de menor prestígio também treinavam artes marciais e serviam ao país como guardas e combatentes.

Conhecidos como inimigos do mundo, os Ninjas também treinavam suas artes. Guerreiros com um código de conduta bem diferente. Treinando em locais remotos, clãs secretos criavam e repassavam técnicas ninjas mortais. Em algumas regiões, os clãs ninjas ganharam importância elevada, tornando-se os governantes do local.

Quando um novo herdeiro recebeu a coroa, uma nova política foi instaurada. Nessa época, nenhum homem que não fosse um Samurai poderia carregar armas, os clãs ninjas deveriam ser instintos e qualquer homem que governasse terras deveria ser indicado pelo Imperador.

Essa política foi aliada a chegada da tecnologia estrangeira: armas de fogo, bombas, canhões, etc. Apesar de alguns ninjas já conhecerem a pólvora e usá-las para pequenos truques, como as bombas de fumaça, a nova tecnologia era devastadora.

Por um tempo não foi difícil espalhar Samurais pelo país e criar um domínio forte, com aliados em cada território do país. Porém, era praticamente impossível eliminar os ninjas. Um dos princípios Ninja é não lutar. Lutar é colocar sua vida em risco incalculável. Nem todos os ninjas levam esse código de forma estrita, pois amam as lutas e a chance de usar as técnicas tão arduamente treinadas, principalmente contra Samurais. Mesmo assim, foram poucos os conflitos diretos que ocorreram entre estes dois tipos tão diferentes de guerreiros. A maioria dos ninjas lutava nas sombras, e havia muitas baixas de guerreiros valorosos todos os dias, devido a arte de assassinato dos ninjas. Além disso, um ninja chamado Okami Amateratsu criou uma arte ninja com a pólvora e começou  a unificar alguns clãs ninjas através de diplomacia.

Concomitantemente, a influência estrangeira começou a aumentar no país, deixando muitos cidadãos insatisfeitos. Aos poucos a força do império foi caindo. Okami fracassou em sua missão, mas foi responsável pela morte de muitos do mais poderosos Samurais do Império.

Em seguida, os dois clãs ninjas mais antigos (e inimigos) Águia e Cobra, se aliaram. O restante dos demais clãs se desfizeram e se unificaram a um dos dois. Quando isso ocorreu, a influência dos estrangeiros já estava bem acentuada. Os clãs ninjas unificados deram um golpe de estado, assassinando o Imperador e tomando o poder. A primeira medida foi declarar moratória a todas as dividas do governo antigo e assassinar todos os estrangeiros no país.

Desde esse dia o país é governado através de um rígido código criado pelos dois clãs ninjas. Eles se alternam no poder a cada 4 anos. Apesar dessa união forçada, os clãs continuam inimigos, travando batalhas ao estilo ninja: nas sombras.

A população acredita no direito de sangue da prole do Imperador, mas sem um herdeiro vivo o povo apenas cria lendas e repetem profecias, na esperança de que a ofensa feita contra a vontade divina seja punida e a ordem reinstaurada. O que o povo não sabe, é que o Samurai pessoal do Imperador conseguiu fugir em segurança com o herdeiro do trono. Os ninjas sabem disso e o caçam incessantemente.

Por hoje é isso,
Abraço.




Um comentário:

  1. Para quem está jogando na mesa do rrpg Cenário: ninjas, o jogo se passa em tempos mais remotos, na época em que o imperador começou sua política de extermínio ao ninjas.

    ResponderExcluir